Maiores campeões do futebol nacional, São Paulo e Santos fazem amanhã mais um clássico, pela 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Juntas, as equipes conquistaram cinco Mundiais de Clubes, cinco Copas Libertadores da América, 15 competições nacionais, além de 38 Campeonatos Paulistas.
Marcado por tantos títulos, histórias e craques que atuaram em ambas as equipes, a partida entre tricolores e alvinegros neste próximo final de semana às 18h30 no estádio do Morumbi será a de número 255 na história do confronto.
Em competições internacionais os dois clubes já se confrontaram em duas oportunidades. Em 1992, o time comandado por Raí venceu o Santos decidindo uma vaga nas quartas de final da extinta Supercopa Libertadores. O troco aconteceu em 2004, quando a equipe treinada por Vanderlei Luxemburgo eliminou o São Paulo da Copa Sul-Americana em pleno estádio do Morumbi.
Ídolos e grandes jogadores como Pagão, Peixinho, Toninho Guerreiro, Serginho Chulapa, Mário Sérgio, Pita, Müller, Careca, Ricardo Rocha, Zetti, Almir, César Sampaio, Ronaldão, entre tantos outros já tiveram a oportunidade de vestir as duas camisas e fazer parte de uma história que ultrapassa as fronteiras da capital paulista.
Independentemente das cores do uniforme e de qual cidade carregam o nome, o confronto entre Santos e São Paulo para sempre ficará registrado como um dos maiores clássicos da história do futebol paulista e brasileiro.
Uma velha e bela rivalidade que já dura há mais de sete décadas.