O ex-goleiro Leiva Duarte, que há 15 anos trabalha como observador técnico – passando pelo Vitória da Bahia por dez anos, no Real Salvador por quatro anos, três anos e meio no São Caetano e que atualmente está por seis meses no São Paulo – esteve até domingo (12) em Dracena analisando jogadores no Campeonato Estadual de Futebol nas categorias dente de leite, dentinho e dentão.
Leiva disse que já trabalhou e revelou jogadores que estão atuando em grandes clubes tais como: Alexssandro do Internacional, Eduardo que jogou pelo Botafogo e atualmente está no Estoril de Portugal, Dudu Cearense da Seleção Brasileira que joga na Europa, Jakson de Dracena que trabalha atualmente na Itália.
Ele explicou que em Dracena garimpou alguns talentos e gostou da qualidade técnica dos garotos que estão disputando o estadual. Segundo Leiva, na parte técnica que é avaliada cerca de quatro jogadores foram bem e podem brilhar no futuro na categoria de base do tricolor do Morumbi. “O observador olha principalmente a parte técnica do atleta (qualidade) que é um dom, já vem de nascença, e isto é um caminho andado para ser um grande jogador”, relatou.
Segundo o observador do São Paulo, o mercado da bola, que está muito competitivo, exige jogador nas categorias sub-11, 12 e 13 que são levados para se tornarem grandes atletas no clube e de lá saem com o perfil do São Paulo. “O São Paulo dá todas as condições para que se forme não só um atleta, mas um bom cidadão”, afirmou o observador do tricolor.
Leiva teve uma carreira como goleiro jogando por equipes das séries intermediárias como José Bonifácio, Palmeirinha de Franca entre outras. “Deus me deu esse dom de ver jogadores e sigo esse caminho até hoje. A gente se sente feliz por trabalhar no que gostamos e estou tendo a oportunidade de trabalhar no maior clube do mundo que é o São Paulo, que tem uma estrutura diferenciada de qualquer lugar do Brasil”, concluiu Leiva Duarte.