A Câmara Municipal de Dracena aprovou na noite de segunda-feira 23, em segunda votação, o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2018-2021. Ele passou pelo Legislativo através do projeto de lei n.° 77/17 e deverá ser sancionado pelo prefeito e entrar em vigor.
É com o PPA que as diretrizes e metas da Administração Pública pelos próximos quatro anos são definidos e serve como base para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) de cada ano.
Os vereadores Cláudio José Pasqualeto e Milton Polon usaram a tribuna para comentar pontos específicos do PPA. Pasqualeto citou algumas das áreas que serão contempladas como monitoria de vias públicas, novo cemitério municipal, reformas das EMEIs, perfilamento e recuperação do asfalto, nova lagoa de tratamento, entre outras. Ele explicou que muitas delas exigem tempo e planejamento e serão realizadas no decorrer dos próximos anos. No entanto, Polon disse estar atento a exatamente isso, alegando que algumas áreas não serão contempladas de imediato, como a questão do aterro municipal e o monitoramento por câmeras de segurança.
O PL n.° 50/17, de autoria do vereador Kielse Munis, que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de lâmpadas de LED (Diodo Emissor de Luz) na rede de iluminação pública em novos loteamentos e empreendimentos imobiliários no município de Dracena foi retirado de pauta para vistas a pedido do autor. Segundo Kielse, a economia de energia e a durabilidade serão significativas, porém ele pretende anexar ao projeto orçamento detalhado das lâmpadas e sanar todas as dúvidas antes do projeto passar por votação.
Na sessão foram discutidos 14 requerimentos e apresentadas 19 indicações de melhorias ao Poder Executivo. No momento reservado para uso da Tribuna em tema livre, os vereadores se mostraram preocupados principalmente com a questão dos aparelhos de ar condicionado que ainda não foram instalados nas escolas municipais. O presidente da Câmara Rodrigo Parra destacou que na semana passada foi encaminhado o requerimento n.° 729/17, de sua autoria e subscrito pelo vereador Ailton Lorensetti, solicitando informações sobre o assunto e afirmou que vai esperar a resposta do Executivo para assim decidir quais medidas deverão ser tomadas pela Câmara.
A próxima sessão ordinária será realizada na próxima segunda-feira, 30, a partir das 20h com transmissão ao vivo pelo rádio e Internet.