Atenta às recentes altas nos custos de produção da pecuária, a Balanças Coimma, líder em seu segmento, inaugurou no dia 31 de julho, uma unidade de produção de balanças e troncos de contenção para bovinos em Rio Branco (AC), favorecendo a logística de seus produtos e gerando benefícios ao pecuarista. “Com essa nova operação, poderemos atender melhor aos produtores de toda a região, contribuindo assim para o controle de peso e para a melhoria do manejo do gado nessa atividade, decisiva para a economia acreana e para o desenvolvimento nacional”, afirma Paulo Dancieri, vice-presidente da empresa. “A região a ser atendida pela filial corresponde atualmente a 10% de nossas vendas totais e nosso objetivo é que, já na fase estável da operação, no médio e longo prazo, possamos atender cerca de 30% de nossas vendas totais”, completa Dancieri.
Construída em uma área de aproximadamente 3.000 m², a nova unidade está preparada para atender a demanda dos Estados do Acre e Rondônia e espera dobrar o quadro de funcionários já no primeiro ano. “Estamos investindo no Acre desde 2002, quando adquirimos uma madeireira em Rio Branco, no mesmo local onde acabamos de construir esta unidade para a produção de troncos e balanças. Decidimos escolher Rio Branco, não só pelo fato de já termos outra empresa aqui, mas também pela importância da cidade, que além de capital política, é capital regional e polos estratégico e econômico da região. Além disso, a produção local irá reduzir custo de frete para madeira, o que poderá resultar numa redução aproximada de 10% no custo total, incentivando assim o pecuarista a investir em equipamentos de pesagem e de manejo”, ressalta José Otacílio da Silveira, diretor comercial da Coimma.
As balanças e troncos de contenção são equipamentos indispensáveis para as propriedades já que garantem a precisão na pesagem e maior segurança no manejo, tanto para operadores como para animais. “É cada vez maior a preocupação mundial com questões que envolvem a sustentabilidade e bem-estar animal na pecuária e os produtores têm se conscientizado da importância de equipamentos como troncos de contenção, fundamentais para o manejo adequado dos animais. Estamos certos de que o respeito ao meio ambiente e aos animais é princípio básico para uma sociedade mais humana e sustentável”, avalia Dancieri. Vale destacar que toda a madeira utilizada nos equipamentos da Coimma provém de projetos de manejo florestal sustentável e autorizadas por órgãos governamentais do Estado e da União.
Cento e quarenta pessoas deverão ser beneficiadas direta e indiretamente na unidade. Estiveram presentes à cerimônia, o governador Binho Maruqes e o senador Tião Viana. Anualmente são consumidos cerca de 15.00 metros cúbicos de madeira certificada, produzidos cerca de 60 troncos/mês, movimentando ceca de R$ 7 milhões/ano.
A Coimma está no mercado há quase 60 anos, é líder no segmento de balanças e troncos de contenção para bovinos, além de produzir balanças rodoviárias para pesagem de caminhões e carretas.