As vendas on-line nos Estados Unidos devem crescer 8% neste Natal, com o melhor desempenho vindo de varejistas de massa que oferecem descontos, segundo pesquisa da Forrester Research.

O centro de estudos afirmou nesta segunda-feira (2) que prevê que as vendas de varejo on-line em novembro e dezembro cheguem aos US$ 44,7 bilhões este ano, ante os 41,4 bilhões registrados em 2008, o que gera um pouco de otimismo no mercado varejista, que deve ver uma queda no total de vendas do período.

“Apesar dos efeitos remanescentes da crise financeira global, o espaço on-line continua sendo o motor de crescimento do mercado varejista”, disse a Forrester em relatório.

No ano passado, o total de vendas na época de Natal nos EUA teve seu pior desempenho em quase quatro décadas após consumidores cortarem suas despesas devido à crise financeira. Vendas on-line cresceram apenas 5% no último Natal, quebrando uma onda de ganhos consecutivos, segundo a Forrester.

Este ano, com consumidores lutando com a alta no desemprego e o difícil acesso ao crédito, varejistas estão se preparando para outra temporada de Natal difícil. A Federação Nacional do Varejo prevê que as vendas totais no período devem cair 1%

Mais baratas

Ao longo do ano, consumidores têm trocado por lojas mais baratas, preferindo comprar no Wal-Mart e em outras redes de varejo de massa.

“Esperamos que esse comportamento continue neste Natal porque, dada a atual condição da economia norte-americana, 24% de compradores on-line tendem a buscar alternativas mais em conta às marcas que geralmente compram”, disse o relatório.

De fato, a Wal-Mart Stores vem expandindo suas ofertas on-line. O site Walmart.com hoje vende produtos de saúde e beleza, e recentemente começou uma disputa de preços com a Amazon.com, ao cortar o preço de versões em capa dura de livros muito antecipados pelo público.

Por sua vez, a Amazon prevê que as vendas no trimestre de Natal podem superar em muito as estimativas iniciais de Wall Street.

Enquanto a expectativa é de que as vendas on-line aumentem, estas ainda representam apenas uma pequena fatia das vendas totais no Natal nos EUA. No ano passado, as vendas de Natal no varejo chegaram aos US$ 441,97 bilhões, de acordo com a Federação.