O queniano James Kwambai se sente em casa quando está em São Paulo. Vencedor das duas últimas edições da São Silvestre, o atleta está treinando na capital paulista, onde teve uma recepção superamistosa. No Ibirapuera, foi cercado por corredores fantasiados, distribuiu sorrisos e até topou posar com um cocar e com um chapéu de cangaceiro.

Apontado como favorito para o tricampeonato, Kwambai na verdade comemora, depois de dois anos de espera, ter um adversário de peso: o brasileiro Marilson dos Santos, na maratona disputada hoje.

“Sempre quis o Marilson aqui pra ver como seria nós dois competindo juntos. E com certeza vou aceitar se algum brasileiro conseguir me vencer. Acho que posso repetir aqui o que fiz no ano passado. Não sei dizer se vou ganhar ou não, mas se acontecer de novo vou ficar feliz”, afirmou Kwambai, 27 anos.

Marilson também tem dois títulos da São Silvestre, um conquistado em 2003 e o outro em 2005. No entanto, o brasileiro não participou da tradicional competição em suas quatro últimas edições. “Sei que ele é um fortíssimo candidato a conquistar a São Silvestre também, mas vamos torcer para que um brasileiro vença”, disse Marilson dos Santos.