As vendas do varejo no Natal deste ano tiveram aumento de 6,8% em todo o Brasil, revelou o Indicador Serasa Experian do Nível de Atividade do Comércio, divulgado hoje (28). O aumento foi registrado no final de semana de 18 a 20 de dezembro, comparado com os dias 19 a 21 de dezembro do ano passado. Nessa mesma comparação, o indicador mostrou que as vendas na cidade de São Paulo apresentaram alta de 4%.
De acordo com o estudo, o aumento de vendas ocorreu pelas promoções do varejo aliadas às melhores condições de crédito, com taxas de juros menores e prazos de pagamento mais longos.
Outro fator que motivou o aumento de vendas foi a expansão do emprego, principalmente com carteira assinada; o aumento de renda do consumidor; e o anúncio do aumento do salário mínimo, que teria, segundo o estudo, dado um “fôlego extra” às vendas parceladas do comércio.
Na semana que antecedeu o Natal, entre os dias 18 e 24 de dezembro deste ano, o estudo apontou que as vendas no varejo cresceram 4,1% em todo o Brasil, em relação ao mesmo período do ano passado, considerado o “Natal da crise” em vista da instabilidade internacional iniciada em setembro de 2008. Na mesma comparação, a cidade de São Paulo apresentou um crescimento nas vendas de 3,5%.