O fim da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos 0 km previsto para o dia 31 de março pode influenciar no comércio de automóveis usados. A partir do dia 1º de abril a alíquota para carros novos 1.0 deixa de ser 3% subindo para 7%. A alíquota dos carros com motorização maior que 1.0 deixa de ser 7,5% e passa a ser 11%.
De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), publicados em fevereiro, no mês de janeiro, para cada automóvel novo foram vendidos três usados.
Na cidade, as opiniões entre o setor se dividem, mas todos concordam que o mercado de automóveis 0 km e usados está equilibrado e que agora, só resta esperar para ver o que acontecerá.
Lidomar Balista, sócio-proprietário da Exclusiva Auto Shop, se mostra otimista com a previsão do fim da redução do imposto. “A tendência é vender mais usados com a redução do IPI”, diz.
O gerente da Premier Multimarcas, Sérgio Afonso considera que o preço dos carros usados pode sofrer uma leve queda e que para aumentar as vendas seria interessante um respaldo do Governo, sem isso, a tendência é manter o número de vendas. “Se houvesse mais incentivo em relação à taxa de juros e financiamento, venderia mais”, explica.
Para Roberval Aparecido da Silva, gerente operacional da Proeste/Chevrolet, o fim do IPI gera uma expectativa de melhora na comercialização dos usados. “As vendas podem crescer até 10% neste ano”, afirma.
José de Freitas Ferreira, sócio-proprietário da Contato Centro de Negócios e Serviços relembra que os carros usados eram muito procurados até 2002, 2003. “Existiam poucas marcas dominantes no mercado, com a entrada da concorrência, o carro 0 km ficou mais acessível”, esclarece.
Já o gerente comercial da Dinâmica Veículos, Mário Aparecido Chítero, acredita que até o final de março a procura será maior pelos carros 0 km e que partir de abril, o mercado de usados pode ser ativado. “Os consumidores vão aproveitar o fim do prazo de redução do IPI”, pontua.
O incentivo fiscal foi criado pelo Governo para combater os efeitos da crise econômica mundial no ano passado. A elevação do IPI voltaria gradualmente ao patamar original até janeiro, mas em novembro foi anunciada a manutenção das alíquotas para os carros flex até este mês.