A Petrobrás anunciou nesta terça-feira, 16, uma descoberta de óleo leve na área de Piranema, na Bacia de Sergipe. Conforme comunicado da companhia, o volume de óleo economicamente recuperável é estimado em 15 milhões de barris. “A descoberta será objeto de avaliações adicionais para melhor entendimento do reservatório e perfuração de um segundo poço produtor”, segundo a nota.
A descoberta do óleo leve, de 44 graus API, ocorreu em reservatórios areníticos do pós-sal, a 2.693 metros de profundidade, após conclusão da perfuração do poço exploratório 3-PRM-12-SES. O poço fica no extremo norte da área de concessão de produção de Piranema, a cerca de 28 km do litoral de Sergipe, em lâmina d’água de 800 metros.
A maior parte do óleo encontrado no Brasil é pesado, abaixo de 20 graus API, de menor valor comercial por ser mais difícil de refinar. O Brasil normalmente importa óleo leve para ser misturado ao pesado no processo de refino. As novas reservas do pré-sal, no entanto, possuem óleo médio, como Tupi, de 28 graus API.
A Petrobrás afirma estudar a possibilidade de interligar o poço à plataforma de produção que já opera em Piranema, aproveitando assim a infraestrutura de produção e escoamento instalada na área. No final do mês passado, a estatal informou ter realizado duas descobertas na bacia de Campos, em um volume total recuperável estimado em 65 milhões de barris.