O otimismo dos empresários da indústria diminuiu em junho segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), divulgado hoje (24), ficou em 66 pontos no mês, mostrando leve queda em relação ao de maio, 0,3 ponto maior.
De acordo com os dados, a confiança é maior entre os dirigentes de grandes empresas e nas companhias de grande porte, onde o otimismo atingiu 67,1 pontos, maior que os 65,9 pontos registrados nas de médio porte e os 64,6 pontos verificados nas pequenas indústrias. O setor da construção civil foi o que apresentou maior otimismo, com o Icei em 66,4 pontos. Em maio, o índice do setor ficou 0,7 ponto menor.
Apesar da queda em junho, o Icei do mês ficou 6,8 pontos acima da média histórica, que é de 59,2 pontos. A pesquisa mostrou também que a expectativa dos empresários sobre o crescimento da economia, até o final do ano, continua positiva apesar de ter apresentado queda no índice.
O índice da expectativa para os próximos seis meses caiu de 69,1 pontos, em maio, para 68,6 pontos em junho, o que, na avaliação da CNI, significa que a indústria manterá o ritmo dos investimentos. O Icei varia de 0 a 100 e quando passa de 50 indica que os empresários estão confiantes. Foram pesquisadas 1.651 empresas, em 24 estados e no Distrito Federal, entre os dias 31 de maio e 22 de junho.