O saldo das operações de crédito do sistema financeiro chegou a R$ 1,548 trilhão, em julho, um aumento de 1,2% em relação ao mês anterior e 18,4% em doze meses, segundo informou hoje (24) o Banco Central (BC).
A relação entre o crédito e o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, chegou a 45,9%, contra 45,7% registrados em junho e de 42,8% de julho de 2009.
Segundo o BC, “o crédito bancário manteve tendência de expansão em julho, embora em ritmo menos acelerado que nos dois meses anteriores”. De acordo com o relatório, o crédito permaneceu mais intenso no crédito direcionado, impulsionado pelas operações vinculadas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e à habitação.
Os bancos públicos apresentaram recuo na participação no crédito, com redução de 42,3%, em junho, para 42,2% em julho. As instituições estrangeiras tiveram alta de 0,1 ponto percentual na participação, alcançando 17,7%, enquanto os bancos privados nacionais mantiveram a posição de 40,1%.