A Usiminas lançou hoje a pedra fundamental do Centro de Pesquisa e Inovação que construirá no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O investimento na construção, que começará a ser feito em 2011, é de entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões, cerca de dois terços do que a Usiminas destinou a inovação e pesquisa este ano.

Segundo o vice-presidente de Negócios da Usiminas, Sergio Leite, o novo centro terá o objetivo de desenvolver produtos e tecnologias para atender as demandas da exploração de petróleo da camada pré-sal. A previsão é de que a construção seja finalizada em 2012. “Buscamos assegurar algo que a Petrobras e o governo federal procuram intensamente: conteúdo nacional”, declarou.

Segundo o executivo o setor de óleo e gás deve ter importância crescente nos negócios da Usiminas nos próximos dez anos. “Esse segmento vai ter uma participação significativa nos nossos negócios”, declarou sem dar detalhes. O executivo afirmou, ainda, que a proximidade com as instalações da Petrobras no parque tecnológico da UFRJ deve favorecer a celebração de parcerias com a estatal.