O trabalho mais conhecido do IBGE pela população em geral talvez seja o censo, realizado a cada dez anos, quando é preciso mobilizar todo o País para prestar informações úteis à nação. No entanto, as agências do instituto coletam vários outros dados em pesquisas mensais, trimestrais, semestrais e anuais para atender às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade e governamentais.

Neste mês, por exemplo, os funcionários da agência do IBGE de Dracena preparam a pesquisa anual do comércio (PAC). Cerca de 90 empresas dos 10 municípios compreendidos pela agência responderão ao questionário com perguntas sobre receitas, despesas, pessoal ocupado, salários, retiradas, compras, estoques, entre outras.

Raul Teixeira Silva, técnico em informações geográficas e estatísticas do IBGE, lembra que é obrigatória a participação das empresas na pesquisa, porém, garante que os dados informados são sigilosos. As empresas são comunicadas por e-mail e o programa para preencher o questionário pode ser baixado pela internet, a partir do mês de maio, quando começa a pesquisa.

Na área econômica, outros trabalhos relevantes do IBGE são: a pesquisa anual de serviços (PAS), pesquisa industrial anual (PIA) e pesquisa anual da indústria da construção (PAIC), além da pesquisa mensal do comércio, pesquisa industrial mensal de emprego e salário, pesquisa industrial mensal – produção física e o SINAPI – Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção.

Todos os resultados ficam disponíveis no portal do IBGE (www.ibge.gov.br) e podem ser consultados pela população.

AGROPECUÁRIAS – Entre as pesquisas desta área está o levantamento sistemático da produção agrícola, obtendo informações mensais sobre previsão e acompanhamento de safras agrícolas, com estimativas de produção, rendimento médio e áreas plantadas e colhidas. Para o trabalho, o IBGE conta com a parceria da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada) e Associação de Produtores Rurais das cidades.

Também há pesquisas trimestrais sobre abate de animais, produção de leite e ovos de galinha; pesquisa de estoques (semestral); e anualmente a pesquisa da pecuária municipal (PPM), pesquisa da agropecuária municipal (PAM) e pesquisa de extração vegetal e sericultura (PEVS).

DIVÓRCIOS – Outra pesquisa feita pelo IBGE, trimestralmente, é sobre os divórcios, verificando os registros de todos os fóruns e outros detalhes.