As vendas de novas cotas de consórcios em 2011 cresceram 17,5% em comparação ao ano anterior. Em volume de negócios, houve crescimento de 20,9%, totalizando R$ 76,4 bilhões em 2011. Os números foram divulgados hoje (16) pela Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).
O resultado de vendas de novas cotas superou a projeção inicial feita pela associação no começo de 2011, que previa crescimento entre 7% e 8% no ano.
De acordo com a Abac, 2,49 milhões de novas cotas foram comercializadas no ano passado, superando o resultado de 2010, quando foram negociadas 2,12 milhões de cotas.
Em dezembro, o número de participantes ativos de consórcios, seja de veículos, imóveis, eletroeletrônicos e serviços, cresceu 14,5% em comparação ao mesmo mês de 2010, atingindo o número recorde de 4,65 milhões de pessoas.
Para este ano, a associação espera crescimento entre 7% e 9%. “Com foco no mercado interno, a economia brasileira deverá buscar nos mecanismos de venda parcelada sua evolução. Há bastante confiança de que os consórcios continuem sendo procurados por consumidores que planejam o futuro, que analisam e comparam as diferenças de custo”, disse Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac.