Os comerciantes de motocicletas em Dracena estão apostando na flexibilização dos bancos na liberação de crédito para potencializar as vendas neste primeiro trimestre do ano.
No setor, a expectativa de aumento nas vendas em relação a 2011 é de 8%, crescimento que deverá ser impulsionado, em parte, pelo público jovem. Dracena é o município da região com maior número de motocicletas no trânsito: 5.276 segundo levantamento do Censo do IBGE em 2010.
Na opinião de Ricardo Ando, gerente da Mavesa Honda, a venda de motos nestes primeiros meses não foi tão ruim se comparada a igual período de 2011. “Os bancos estão mais criteriosos na aprovação de fichas”, afirmou.
De acordo com Ando, houve aumento pela procura de consórcios e pelos financiamentos em até 48 vezes. Motos de altas cilindradas estão entre as mais negociadas pelos clientes, que tem idade entre 18 e 40 anos. Eles também têm optado pela troca da moto usada por uma nova da mesma marca, financiando parte dela. As motos mais vendidas são as de 125 a 150 cilindradas.
Ricardo Ando ainda disse que a empresa oferece a seus clientes atrativos como o custo benefício de comprar uma moto com facilidade e conforto de contar com serviço de manutenção em uma oficina credenciada pela Honda, na própria loja. Também destacou o curso de pilotagem defensiva realizado desde 2002, oferecido gratuitamente pela concessionária.
Vitor Hugo Benitez Guimarães, proprietário da V8 motos, ressaltou que o ritmo de vendas na loja se mantém no pique desde novembro, com aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. A loja que trabalha com variadas marcas de motocicletas oferece aos clientes planos de pagamento à vista ou financiamento em até 50 meses.
A marca mais procurada é a Honda de 100 a 1.100 cilindradas.
Na Ootobai Yamaha, o gerente Otávio De Marchi citou a restrição do crédito causado pelos bancos devido à alta inadimplência no final do ano passado. Na loja, as vendas financiadas correspondem a 95%. Otávio afirmou que no começo de fevereiro, os bancos deram uma pequena folga para as concessionárias. Acrescentou que os fabricantes estão passando bonificação para as concessionárias repassarem aos consumidores.
A motocicleta mais vendida na Yamaha é a de 125 cilindradas, veículo com valor acessível por representar economia no orçamento familiar, com parcelamento em até 48 vezes. O público consumidor na Yamaha é, em sua maioria, masculino. A faixa etária varia de 18 a 65 anos.
NO PAÍS – Segundo o site da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o segmento de duas rodas no país sentiu no primeiro mês do ano as consequências da restrição ao crédito.
Segundo dados divulgados pela associação, foram comercializados no mercado interno (vendas no atacado) 152.906 unidades, ante 164.925 no mesmo período de 2011, configurando uma queda de 7,3%. Já em comparação com dezembro do ano passado, houve uma alta de 34%, resultado das férias coletivas que afetam os números do último mês do ano.
Seguindo o mesmo desempenho, em janeiro de 2012, a produção de motociclos apresentou recuo, com 173.277 motocicletas fabricadas, queda de 4% em relação ao mesmo mês do ano passado (180.397), e elevação de 69,3% com relação a dezembro de 2011 (102.370).
“O mês de dezembro é afetado pela paralisação das linhas de produção, o que acarreta nessa alta nos dados do início do ano. Porém, as medidas de restrição ao crédito, já bastante rigorosas neste início de 2012, representaram um impacto ainda maior nos dados com baixa em relação ao ano passado”, afirma Roberto Akiyama, presidente da Abraciclo.
NA REGIÃO – Dracena tem 5.276 motos em circulação, maior número na microrregião, seguida de Panorama (1.478); Junqueirópolis (1.468); Tupi Paulista (1.182); Paulicéia (672); Pacaembu (616); Ouro Verde (445); Irapuru (302); Monte Castelo (275); Santa Mercedes (171); São João do Pau D’Alho (130).