Após a movimentação das festas de final de ano, para tentar atrai os consumidores neste início de ano, lojistas estampam as vitrines com vários tipos de promoção. É a liquidação de estoque em todos os setores da cidade. Além de focar em promoções, algumas empresas distribuem brindes, intensificam na decoração, instalam som para música ambiente e até colocam aromas para deixar a loja com um cheirinho agradável. Tudo para agradar e atrair o consumidor ao comércio que costuma ser “fraco” no início de ano.

Segundo informações das Lojas Duma em Dracena, mesmo com as promoções de 20% em alguns produtos da loja, como estofados e estantes, o movimento está abaixo do esperado. “Dezembro foi um mês típico de aumento nas vendas, o que faz com que o consumidor compre tudo o que almejava naquela época. No entanto, as vendas em dezembro de 2011 foi bem maior em relação à mesma época do ano passado”, acrescenta a vendedora Edilaine Gatti.

Outros lojistas alegam que início de ano sempre é fraco em vendas, devido à inúmera quantidade de contas que têm para se pagar em janeiro como IPTU, IPVA, material escolar e matrículas dos filhos e, por isso, utilizam as liquidações para atrair ainda mais o consumidor local e da região, e, segundo eles, têm dado resultado as promoções.

É o caso da loja Arte nos Pés de Dracena e Tupi Paulista que está com descontos de 30% à vista e 20% a prazo em todo o estoque de calçados e roupas. “Depois que começamos a oferecer a liquidação, o movimento melhorou nessas últimas semanas. O pessoal gosta bastante desses tipos de promoção. Por isso trabalhamos bastante para atrai a atenção deles”, diz a proprietária da loja, Regiane Gonçalves.

O gerente da Loja Central, Edson Luiz Dias conta que as vendas com a liquidação já aumentaram 10% acima da meta do ano passado. Os descontos variam de 10 a 20% em produtos como cama, mesa e banho, tapetes, malas, cortinas e a linha moda praia.