As manhãs e noites mais amenas nos últimos dias fazem aumentar as vendas de roupas de frio. Apesar de fazer um pouco menos de um mês que entramos no outono, a baixa temperatura no início e final do dia foi suficiente para dar o pontapé inicial nas vendas, principalmente em mantas e roupas.
O proprietário da loja Magazine Parrilla, Evandro Parrilla, conta que o fluxo de clientes na loja está intenso há alguns dias. “A procura no momento é por roupas de meia estação. Já para as crianças, que mudam o tamanho da roupa muito rápido de um ano para o outro, a peça mais procurada é o moletom”, disse.
O empresário frisou que as vendas de roupas mais frescas, como vestidos, shorts e saias continuam acentuadas também.
O inverno do ano passado foi marcado por um clima seco e com temperaturas elevadas na maior parte da estação, o que acabou afastando a possibilidade de um frio rigoroso. “Em 2012, o frio começou mais cedo. A sensação de friozinho que acontece agora já era percebida desde o final de março. Mesmo assim, a expectativa para vendas de roupas de frio é de um aumento de 30% se comparadas com as vendas do ano passado”, acrescentou Parrilla.
No mês passado, o Magazine Parrilla realizou a tradicional liquidação de roupas de inverno. “Durante os quatro dias de promoção, as vendas foram ótimas. O consumidor aproveitou o momento para repor os agasalhos que não foram comprados no ano anterior”, ressaltou o empresário.
As baixas temperaturas também colaboraram para os negócios na Loja Central, que vem registrando um movimento de 10% a 20% maior do que nos últimos dias. “Basta esfriar um pouco, para o pessoal procurar roupas com mangas longas”, afirmou Edson Luís Dias, gerente da Loja Central de Dracena.
Edson confirma o que Parrilla disse anteriormente, o produto mais vendido são as roupas infantis. “Os consumidores estão adquirindo várias peças, alguns vêm em busca de comprar para o filho e acabam levando para eles também”, declarou Dias.
O gerente se mostra otimista. “Até o final do inverno, a expectativa é que as vendas aumentem 20% em relação ao ano passado”, apostou.
Com o frio, além das blusas e calças, as mais pedidas para as mulheres são as meias e meias-calças para ficarem mais agasalhadas, já os homens abusam de jaquetas mais quentes. Outro acessório muito procurado assim que as temperaturas diminuem são os cobertores e mantas.
A visual merchandising da Pernambucanas local, Lurdes Silva de Santana Marques, ressaltou que há cerca de um mês, as roupas de inverno e meia estação começaram a ser expostas aos consumidores. Este mês, a loja começou a receber as novas coleções. As mais procuradas são as jaquetas feminina e masculina. “Cada ano evolui nossos produtos que apresentam preços mais acessíveis, atingindo até mesmo o consumidor com poder aquisitivo menor”, concluiu Lurdes.