SÃO PAULO – A taxa de juros ao consumidor recuou 0,02 ponto percentual em março, atingindo 5,40% ao mês, a menor taxa desde 1995, de acordo com a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).
Na comparação entre março deste ano e de 2012, houve redução de 0,93 ponto percentual, visto que no terceiro mês do ano passado, a taxa média de juros para a pessoa física estava em 6,33% ao mês.
Selic e juros ao consumidor De acordo com dados divulgados pela Anefac nesta segunda-feira (15), desde julho de 2011 até março de 2013, a taxa básica de juro reduziu 5,25 pontos percentuais, ao passar de 12,50% ao ano no sétimo mês do ano passado para 7,25% ao ano no terceiro mês de 2013, enquanto os juros ao consumidor apresentaram uma redução de 33,24 pontos percentuais no mesmo período, chegando a 87,97% ao ano no mês passado.
No geral (considerando pessoa física e jurídica), a expectativa é de que as taxas de juros das operações de crédito voltem a ser elevadas nos próximos meses, interrompendo uma sequência de quatro reduções consecutivas. Isso porque, explica a Associação, os atuais indicadores apontam para pressões inflacionárias, sendo que o índice oficial da inflação ultrapassou o teto da meta do Banco Central este mês.
Por modalidade Entre fevereiro e março deste ano, das seis linhas de crédito pesquisadas, apenas cartão de crédito rotativo se manteve inalterada. As demais diminuíram.