O mercado reduziu pela quinta vez seguida a previsão de crescimento da economia do país no ano, ficando pela primeira vez abaixo de 2,5%. De acordo com o Boletim Focus, do Banco Central (BC), a estimativa ficou em 2,49%. Na semana anterior, a previsão era de 2,53%.

Em seis meses, a previsão do mercado teve um recuo de quase 50%, já que começou o ano com uma estimativa de 3,26%.

economia brasileira cresceu 0,6% no primeiro trimestre de 2013 em relação ao trimestre anterior. Os dados vieram abaixo do crescimento esperado pelo mercado.

Juros

Para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em julho, a expectativa na mediana é de que a taxa básica de juros, hoje em 8% ao ano, seja elevada em 0,50 ponto percentual, a 8,5%.

Já no Top 5, com as instituições que mais acertam suas previsões no Focus, no médio prazo, os economistas também veem a Selic maior, a 9,25% em 2013 e em 2014, ante 9% e 9,25% respectivamente na pesquisa anterior.

Inflação

Apesar da expectativa de que o ciclo de aperto monetário será mais intenso, após o BC reforçar que trabalhará com “a devida tempestividade” para garantir que a inflação entre em declínio, os economistas elevaram a projeção para o IPCA neste ano a 5,83%o, ante 5,8%. Para 2014, mantiveram as contas em 5,8%.

Na semana passada, o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, afirmou que a inflação no Brasil está e continuará sob controle e que a autoridade monetária está comprometida com a estabilidade de preços.

(Com Reuters)