O lançamento de novos modelos pode ter elevado os preços dos veículos automotores na indústria, entre outubro e novembro, de acordo com Cristiano Santos, técnico da coordenação da indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dentro do Índice de Preços ao Produtor (IPP), que mede a evolução dos preços de produtos na porta de fábrica, sem impostos e fretes, os veículos automotores tiveram alta de 0,72% em novembro na comparação com outubro.
“Existe um componente sazonal que é o lançamento de carros no fim do ano, com a atualização de modelos. Isso sempre influência os preços”, afirmou o especialista do IBGE.
Santos acrescentou que a expectativa de aumento no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), ocorrido neste início de janeiro, também pode ter influenciado o setor em novembro. O anúncio da volta do aumento do IPI, mas de forma gradual, só foi feito no final de dezembro. Dessa forma, as montadoras podem ter se antecipado para ganhar margem nas vendas.
Segundo o IBGE, os itens que mais encareceram em novembro foram automóveis, jipes ou camionetas, caminhão-trator, peças ou acessórios para motor, entre outros.
O setor de veículos automotores teve peso de 11,01% no IPP de novembro, a segunda maior ponderação do índice, atrás apenas de alimentos, com 20,43%.
Os veículos contribuíram com 0,08 ponto percentual para a formação do IPP de novembro, que subiu 0,62% em relação a outubro.