BRASÍLIA – O governo federal arrecadou R$ 83,137 bilhões em impostos e contribuições em fevereiro, uma alta 3,44% na comparação com o mesmo mês de 2013, já descontando a inflação. O valor foi recorde para os meses de fevereiro, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Receita Federal.
No acumulado dos dois primeiros meses do ano, o total recolhido foi de R$ 206,804 bilhões. O resultado representa uma alta acima da inflação de 1,91% na comparação com o primeiro bimestre do ano passado.
Na avaliação da Receita Federal, o aumento de 3,46% nas vendas de bens e serviços em janeiro contribuiu para o crescimento da arrecadação. O órgão citou ainda o aumento de 9,33% na massa salarial e de 13,16% no valor em dólar das importações.
A Receita Federal destacou, por outro lado, que em fevereiro houve redução na arrecadação dos tributos apurados com base na estimativa mensal (IRPJ/CSLL) ocorrida. O Fisco observou, no entanto, que o resultado não configura tendência, “uma vez que se concentrou em um pequeno número de contribuintes, não refletindo, portanto, o desempenho do conjunto das empresas que apuram lucro”.
A Receita ressaltou também que houve o impacto de desonerações tributárias, em especial, dos itens folha de pagamento, Cide-Combustíveis, IPI-Automóveis e IOF-Crédito Pessoa Física.