O número de vagas abertas por empresas de Dracena para contratações temporárias no final do ano aumentaram em média 40%, comparado a 2013. É o que aponta levantamento de uma agência de empregos na cidade, indicando também que a maioria dos postos é para o setor do comércio.
Segundo Sandro Bordoni, proprietário da Agência Perfil Empregos em Dracena, que faz recrutamento de trabalhadores para empresas, as contratações temporárias nesse período normalmente são feitas até o final de novembro para que os funcionários passem por treinamentos e estejam aptos a trabalharem no período natalino, inclusive à noite, em dezembro quando o comércio fica aberto.
Ele acrescenta que boa parte dos temporários é contratada pelas lojas, pelo desempenho durante o final de ano. Mas a abertura de novas vagas, de acordo com Bordoni, está associada a outros fatores. “Houve uma paralização nas contratações durante a Copa do Mundo e eleições, fazendo com que as empresas concentrassem as contratações no final do ano,” explica. Ele ressalta que apesar desse quadro favorável, há muita cautela por parte dos empreendedores em investimentos que poderiam gerar mais empregos, devido às indefinições no cenário econômico nacional.
A abertura de novas empresas de varejos na cidade, tanto de franquias como particulares, é outro ponto que o proprietário da agência destaca para abertura de novas vagas no comércio. O setor mais aquecido em oferta de vagas, de acordo com Bordoni é o comércio, principalmente nas lojas de vestuários e na área de gastronomia. As vagas abertas incluem atendentes, entregadores, auxiliar de cozinha, entre outras.
“Essas novas empresas, como a franquia Subway (fast food), entre outras que está sendo instaladas, melhoram a visibilidade da cidade e a reforçam como polo regional do comércio”, enfatiza.
BALCÃO DE EMPREGO – No balcão de empregos da Secretaria de Relações de Trabalho em Dracena, a informação é que ao contrário dos anos anteriores, apesar da procura pelas vagas ser alta, a oferta de empregos temporários nesse final de ano está bem reduzida. As vagas mais disponíveis são para ajudantes gerais.
As dificuldades nas contratações de acordo com o proprietário da agência e a Secretaria do Trabalho esbarram na capacitação de quem está à procura do emprego. “As exigências são muitas e a qualificação é cada vez mais necessária”, conclui Bordoni.