O prefeito José Antonio Pedretti encontrou-se nesta semana com o engenheiro agrônomo e diretor da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – Cati Regional Dracena, Luis Alberto Pelozo.
A Cati tem por função promover o desenvolvimento rural sustentável por meio da implantação de programas e projetos voltados ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas, considerando a preservação do meio ambiente e possibilitando a inserção social.
Durante a visita, o prefeito agradeceu a colaboração da equipe da Cati Regional Dracena quanto ao fornecimento de dados climáticos (índice pluviométrico e temperatura) da cidade nos últimos 20 anos. Pedretti explicou que esse foi um dos vários pedidos feitos pela empresa de capital estrangeiro que irá instalar as quatro usinas solares em Dracena. “Agradeço a colaboração da equipe da Cati que nos atendeu prontamente”, disse.
O relatório com os dados climáticos fez parte do processo de negociação para vinda do empreendimento, que incluiu viagens do prefeito para São Paulo e Brasília para tratar do assunto, e determinação de todo o empenho por parte do departamento jurídico na elaboração de ofícios e no envio de documentos necessários aos órgãos estaduais e federais para a empresa obter as licenças de funcionamento exigidas.
Em outubro, Pedretti também enviou o Projeto de Lei n.º 123 sobre a concessão de isenção de ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) sobre a construção para incentivar e possibilitar a implantação das quatro usinas fotovoltaicas (solares) no município para ser votado em regime de urgência pela Câmara Municipal. Os vereadores aprovaram por unanimidade.
O anúncio de que a cidade receberá quatro unidades de usinas solares foi feito por Pedretti no dia 31 de outubro, após o fim do Leilão para Contratação de Energia de Reserva promovido pelo Ministério de Minas e Energia, conforme a Portaria 236.
Para Luis Alberto Pelozo, a instalação das quatro usinas solares irá estimular o desenvolvimento de Dracena e região. “Certamente, as usinas solares despertarão o interesse de empresas de outros municípios, principalmente do setor agropecuário, em se instalarem em Dracena”.