Com a previsão das contas da energia elétrica serem reajustadas em até 30% nesse ano, empresários de Dracena demonstram preocupação com os novos aumentos programados. “Gera um sufoco no mercado”, afirma Jaqueline Fujizawa, diretora de uma fábrica de implementos agrícolas na cidade.
A declaração de Jaqueline se refere aos aumentos nas contas de energia elétrica, que entraram em vigor no final de 2014. “Ainda estamos passando por isso e com novos reajustes nesse ano, será impossível não repassar os custos, o que provavelmente vai acarretar na diminuição da produção”, explica a gerente.
A empresa tem um custo elevado com as contas mensais de energia elétrica, uma vez que utiliza máquinas potentes de 220 volts na fabricação de implementos agrícolas voltados para o pequeno e médio produtor rural. “Vamos ter que administrar esses reajustes”, pondera Fujizawa.
O proprietário de uma empresa de serv-festa, Francisco Eduardo Teixeira, também demonstra preocupação com os custos da energia elétrica nesse ano. Mesmo que esteja passando por um período em que as vendas de água mineral, refrigerantes, cervejas e gelo em cubos, aumentam até 30%, com o calor excessivo do Verão. “O impacto é muito grande, a tarifa da energia já havia aumentado cerca de 40% há poucos dias e no nosso caso não tem como repassar o reajuste ao consumidor, a maioria dos preços de bebidas é tabelado pelos fabricantes, a margem de lucros vai diminuir”, informa Teixeira.
Ele acrescenta que novas medidas de economia terão que ser adotadas, como no transporte.
A empresa de serv-festa possui quatro câmeras frias grandes e 15 freezers. Atualmente, de acordo com Teixeira a conta de energia elétrica na empresa gira entre R$ 3,5 mil a R$ 4 mil mensais.
CAUSAS DO AUMENTO – A falta de chuvas é uma das principais responsáveis pela elevação da tarifa esperada nesse ano. Por causa da redução dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, as distribuidoras tiveram de comprar energia das usinas térmicas, que é mais cara, porque elas são movidas a combustíveis, como óleo, gás e biomassa.