O nadador paraolímpico dracenense, Alexandre Fernandes, da equipe Adef/Semelju/Unifadra/Academia Estilo Livre, aguarda ansiosamente a resposta do Comitê Paraolímpico Brasileiro sobre a autorização para que o departamento de avaliação dê continuidade no pedido de reavaliação funcional do atleta junto ao Comitê Paraolímpico Internacional.
Este processo pode levar até três meses e caso seja deferido antes do mês de abril, o nadador deverá participar com o selecionado nacional no Campeonato Aberto de Natação Paraolímpica da Grã-Bretanha, na cidade inglesa de Sheffield de 8 a 10 de abril.
Se o deferimento do pedido for após este período, o nadador deverá participar do Campeonato Aberto de Natação Paraolímpica da Alemanha, de 28 de abril a 1º de maio, na cidade de Berlim, capital daquele País.
A expectativa é enorme, tanto do nadador como de seu técnico Júlio César Monteiro, pois o avaliador americano que o classificou internacionalmente no Rio de Janeiro em 2009, colocou em sua ficha que Alexandre tinha lesão medular incompleta, não aceitando o argumento e documentos apresentados pelos membros da comissão técnica do Brasil, porque não estavam traduzidos para o inglês.
Novos exames e laudos emitidos em português e inglês constam que a lesão medular sofrida é completa e irreversível, e são a base de fundamento do protesto por uma reavaliação, que poderá levar Alexandre a sua categoria de origem (S 7), onde suas chances de competição são maiores.
Em publicação do ranking das Américas de 2010, no site do Comitê Paraolímpico Internacional, o nadador dracenense – mesmo em categoria acima de suas condições físicas e motoras (S 8) – aparece nas principais provas como o 1º do ranking nos 100m nado livre na categoria S 7 e 2ª do ranking na mesma prova na categoria S 8.
Nos 50m nado livre, figura com o 2º lugar no ranking nas duas categorias S 7 e S 8. Nos 50m nado borboleta aparece, sem ter nadado esta prova no circuito nacional este ano, com o 2º lugar na categoria S 7 e o 4º lugar nos 100m nado borboleta na categoria S 8. Na prova dos 400m nado livre, Alexandre está com a 5ª e 4ª posições na categoria S 7 e S 8 respectivamente.
O técnico Júlio Monteiro lembra que os tempos do nadador para a categoria S 7 são os de 2009, pois no ano passado ele competiu somente na categoria S 8, e a prova de 50m nado borboleta não figura na categoria S 8.
Ele ainda disse que, se a reavaliação for positiva para o nadador, ou seja, voltar à categoria S 7, Alexandre terá grandes chances de integrar o selecionado brasileiro que estará nos Jogos Parapan-americanos de Guadalajara/MEX em novembro, podendo dar um grande passo para sua participação nos Jogos Paraolímpicos de Londres em 2012.