Com a chegada do outono e a oscilação da temperatura, as roupas e calçados mais quentes começam a aparecer nas vitrines. Apesar dos termômetros constarem 30ºC facilmente, os comerciantes já colocam as peças à disposição dos consumidores.
A lojista Carmem Lúcia Beretta já decorou a vitrine com as novas peças, mas disse que sempre há retração no consumo quando ocorre a troca da estação. “As pessoas demoram a comprar roupas de inverno devido às altas temperaturas que permanecem nesta região em boa parte do ano”, contou.
Mas não é somente a região quente que preocupa os comerciantes. Com a economia instável, os lojistas temem que os consumidores deixem para mais tarde a compra dessas roupas ou até mesmo que acabe usando somente as peças do inverno passado, que ainda estão guardadas no guarda-roupas.
O gerente de vendas, Edson Luiz Dias, explicou que para atrair o consumidor manteve o preço das roupas que estavam no estoque. Por outro lado, as peças da nova coleção não escaparam do aumento e tiveram um reajuste de 10% neste ano.
Questionado sobre uma possível queda, em decorrência do período econômico, o gerente comentou que “o inverno está deixando a desejar nos últimos anos”, já que são poucos os dias com baixas temperaturas, e muitos comerciantes temem uma possível diminuição nas vendas.
Apesar da preocupação com o cenário econômico, Dias explanou que o setor infantil sempre ‘salvam’ as vendas. “É o setor que mais deslancha nesse período, por que as crianças crescem e não conseguem utilizar as mesmas roupas do ano passado”, contou.
E para atrair os clientes, vale fazer promoções ou oferecer condições especiais de pagamento. Edson informou que vários peças do vestuário estão em promoção com preços diferenciados, citando camisetas mangas longas e agasalhos.