O principal período de vendas no comércio, o Natal e o Ano Novo, está se aproximando e o consumidor começa pesquisar pelos preços dos produtos típicos da época, desde os panetones, frutas e bebidas que já estão expostos nos supermercados, mas a previsão é que as vendas de modo geral, sejam menores, comparadas a 2015.
Panetones, por exemplo, já estão em exposição há cerca de um mês. “Há um público para esse produto, mesmo fora da época natalina, quanto aos demais gêneros típicos, como vinhos, castanhas, uvas desidratadas e árvores natalinas, os vendedores começaram a oferecê-los”, informa o proprietário do Supermercado Milena, Jefferson Pessoa.
“Em relação ao ano passado, o consumidor está mais comedido, pesquisa os preços, mas ainda não está comprando”, pondera Pessoa. Ele avalia que as vendas neste final de ano dos produtos sazonais (de época), desde o panetones às frutas, bebidas como o vinho e o champanhe, devem reduzir em até 10%, comparadas a 2014.
Apesar da alta do dólar, Pessoa explica que as frutas e bebidas importadas e o panetone que usa trigo na fabricação, terão reajustes, mas pequeno, abaixo das cotações recentes do dólar, que chegam a quase R$ 4.
“Em função da procura ser menor neste ano, as empresas de importados estão oferecendo os produtos com pouco acréscimo nos preços, adaptando-se à realidade atual”, explica Pessoa.
Outra mudança no comportamento dos clientes verificada nesse ano, de acordo com o proprietário, é em relação às firmas que oferecem cestas de natal para os funcionários. “As empresas estão optando por vale-compras, uma forma utilizada para que os funcionários escolham os produtos pontuais que eles mais necessitam”, conclui o comerciante.
No Brasil, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a previsão é de uma queda de 4,1% nas vendas de Natal e Ano Novo, comparado a 2014. É a primeira vez, de acordo com a CNC que isso ocorre desde 2004.