O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF.) 2017, encerra-se dia 28 de abril e segundo a Receita Federal (RF), nos 12 municípios da região, a previsão é receber 17.662 declarações.
Dracena é o município da região que tem maior número de declarações a serem entregues na região. A previsão, segundo a assessoria de imprensa da RF, em Presidente Prudente é receber neste ano 7.502 declarações de contribuintes locais, 117 a mais do que em 2016, que totalizaram 7.385.
Deve declarar o IRPF, quem recebeu rendimentos tributáveis, como salários e aluguéis que totalizaram em 2016, mais de R$ 28.559,70. O prazo para entrega da declaração começou no último dia 2 de março e quem não declarar à Receita Federal até o final do prazo, 28 de abril, terá que pagar multa de R$ 165,74.
A Receita informa ainda sobre as novas exigências para quem precisa declarar o IRPF 2017. O Fisco vai pedir e-mail e telefone de contribuinte na declaração, mas quem não quiser, não precisará obrigatoriamente informar.
Outra novidade é que o contribuinte poderá apenas atualizar o programa gerador já instalado em seu computador, automaticamente, sem precisar fazer um novo download.
Para isso, basta clicar em “menu”, “ferramentas” e “verificar atualizações”. Também não será mais necessário baixar o programa Receitanet, que foi incorporado ao programa gerador do Imposto de Renda. Assim, o contribuinte vai precisar fazer apenas uma única instalação.
A restituição do IRPF, será feita em sete lotes, de junho a dezembro. Confira abaixo, a previsão que a Receita Federal tem para as declarações neste ano, comparado ao ano passado, nas 12 cidades da região.