No primeiro dia de pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), ontem, 10, a agência da Caixa Econômica Federal (CEF) de Dracena, registrou intenso movimento de trabalhadores para sacar o dinheiro nos caixas e obter informações se tinham valores a receber.
Segundo informações da agência, a fila das pessoas interessadas, começou a se formar fora da agência antes das 7h. A agência abriu duas horas mais cedo, às 8h e encerrou o expediente às 15h. Além de moradores de Dracena, também compareceram trabalhadores das cidades vizinhas.
Por volta das 15h, o balanço durante o expediente, foi o comparecimento de 163 pessoas para tirar dúvidas e acompanhamento das contas e 267 registros de pagamentos do FGTS.
De acordo com a gerência, os funcionários foram treinados e apesar de o movimento expressivo, correu tudo bem nos atendimentos.
Os pagamentos das contas inativas do FGTS começaram ontem, 10, para os nascidos em janeiro e fevereiro. Sobre os valores pagos nesta sexta-feira, até o horário de fechamento da agência, não havia um levantamento oficial, o que deve ocorrer no começo da próxima semana.
HOJE – As agências da CEF de Dracena e Panorama abrem hoje, 11, das 9h às 15h e na segunda e terça-feira, os atendimentos continuam em horário especial das 8h às 15h, incluindo a agência de Junqueirópolis.
CASAS LOTÉRICAS – As casas lotéricas também estão realizando o pagamento das contas inativas do FGTS. Em Dracena, segundo informações do proprietário de uma das lotéricas, Geraldo Loterias, ontem o movimento também foi grande, realizando até por volta das 15h, cerca de 50 pagamentos, mas ainda havia fila no lado de fora para os trabalhadores serem atendidos até o final do expediente às 18h.
Apesar de logo depois ter começado a forte chuva em Dracena. Nas casas lotéricas o limite de pagamento do FGTS é de R$ 3 mil. Tem direito a fazer a retirada do dinheiro os trabalhadores com saldo em uma conta inativa até 31 de dezembro de 2015.
ORIENTAÇÃO DO PROCON
Ontem, a procura para receber o FGTS de contas inativas foi grande em todo o País. Nas capitais, o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon), fez um alerta, especialmente em relação aos correntistas cujo crédito será automaticamente depositado em conta poupança, e também em relação àqueles trabalhadores que optarem pela transferência dos recursos para suas respectivas contas em outras instituições financeiras.
De acordo como Procon “no momento em que os valores do FGTS forem depositados – e em havendo débitos em aberto e os mesmos serem imediatamente destinados à cobertura das dívidas, é um procedimento ilegal, uma vez que tais recursos têm natureza alimentar, assim como o salário, não podendo ser bloqueados para quitação de débitos.
“Os consumidores devem ficar atentos e, se tal procedimento ocorrer, deverão buscar o desbloqueio dos valores junto aos agentes financeiros e, não havendo solução espontânea, deverão registrar uma reclamação”, afirma o Procon.