O número de pedidos do seguro desemprego no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Dracenaregistra aumento desde o final de 2017, a maioria por ex-funcionários do setor sucroalcooleiro que são dispensados na entressafra da cana-de-açúcar.
Segundo a agente de seguros do PAT, Jucelina Ribeiro da Silva, a agência de Dracena atende trabalhadores da região que compreende de Lucélia até Brasilândia (MS). Diariamente,procuram pelo serviço de entrada ao recebimento do seguro de 33 a 36 trabalhadores.
“Está sendo necessário limitar os atendimentos, agendando-os senão não damos conta”, relata Silva. A maioria é de ex-funcionários de usinas de álcool da região, como motoristas e da área rural, mas também buscam o seguro, quem trabalhava em outros setores, como o comércio e trabalhadores domésticos.
De acordo com a agente, em média de cinco pedidos do seguro desemprego, somente um é de morador de Dracena, os demais são da região.
VAGAS– Quanto a novas vagas para o mercado de trabalho, neste começo do ano, Silva pondera que desde outubro de 2017 está ocorrendo uma queda brusca nas ofertas. Ontem, 16, por exemplo, ela informa que não havia nenhuma vaga disponível cadastrada no PAT.