Neste ano a Páscoa será comemorada no dia 1º de abril. Assim como todos os anos, os supermercados de Dracena antecedem e preparam os estandes com ovos de chocolates de vários tamanhos e marcas para atrair a clientela. Além dos ovos de Páscoa, os pescados também são bem procurados e consumidos no período da Quaresma e principalmente no dia da Páscoa, em que o bacalhau é um dos pratos prediletos do almoço festivo.
Segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas), é estimado o crescimento de 4% nas vendas no período da Páscoa, em comparação ao ano passado. Ainda conforme a Apas, os produtos que terão maior aumento são os ovos de Páscoa e pescados, em torno de 4%.
Segundo o gerente comercial de um supermercado de Dracena, Olair Mantovaneli, a expectativa nas vendas de ovos de chocolate é boa em comparação ao mesmo período do ano passado.
“Sempre tem os pais que trazem os filhos para comprarem os ovos de Páscoa”, disse Olair, em relação às compras antecipadas do produto. Ainda segundo ele, a procura maior dos clientes por ovos de chocolates é na semana santa, devido àqueles consumidores que deixam sempre para adquirir na última hora.
“Vendemos uma média de seis a sete marcas que vai desde o peso de 90 até 700 gramas.” Informa o gerente comercial, sobre as variedades de ovos de chocolates.
Já para o proprietário de outro supermercado da cidade, Jefferson Pessoa, a expectativa nas vendas de ovos de chocolates é menor em comparação ao mesmo período do ano passado. “As indústrias de distribuição estão com uma política menos agressiva nas cotas de vendas e estão voltadas para ovos de páscoa temáticos (infantis)”.
Ainda segundo ele, as vendas já começaram a ser registrada e a expectativa é que acentuem na semana santa. Conforme Pessoa, para a Páscoa deste ano, o supermercado manteve a quantidade do produto para o estoque. “Temos de cinco a seis marcas, desde os tradicionais até os inferiores com peso de 50 até 700 gramas”, informou o proprietário do supermercado.
VENDAS DE BACALHAU
O bacalhau é um dos pescados mais consumidos durante o período da quaresma. Segundo Olair Mantovaneli, o bacalhau é bem procurado pelos clientes na semana santa. Ele ressalta que o supermercado tem o estoque de pescado de quatro tipos, com destaque para o Porto.
Jefferson Pessoa também ressalta que as vendas de bacalhau, assim como os peixes em geral, tende a crescer na semana santa. “Vendemos o peixe fracionado ou em quilo. Dependendo da espessura e cor, os preços variam.”