O amor é o tema da novela que a Globo estreou na segunda-feira, dia 3, substituindo “Velho Chico”. O amor pode ter várias faces e definições, mas sempre uma lei essencial, um sentimento que move a humanidade.
Em “A Lei do Amor”, o maior de todos os sentimentos será mostrado através da história de Helô (Isabelle Drummond/Claudia Abreu) e Pedro (Chay Suede/ Reynaldo Gianecchini), que verdadeiramente apaixonados foram separados por Magnólia (Vera Holtz), a boa Mág, que teve a preciosa ajuda de Suzana (Gabriela Duarte) num falso flagrante de infidelidade.
A trama é escrita por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. “A novela é uma história de amor em todas as suas formas: paixão, amor romântico, amores passados, amores que morreram ou se transformaram. Os que se quebraram. Os que foram vividos precariamente ou nunca chegaram a ser vividos”, define Maria Adelaide.
O eixo condutor do folhetim é a família Leitão. Mág é a matriarca e vista como santa pelos moradores da fictícia São Dimas, da qual seu marido, Fausto Leitão (Tarcísio Meira) é o prefeito. Além disso, ele é um poderoso empresário, dono de tecelagem e tem sede de poder. O casal não mede esforços para se projetar financeira e politicamente. E será neste sentido que no futuro um grande segredo atormentará a vida de Fausto.
Pedro é filho do primeiro casamento de Fausto; é formado em Arquitetura e tem paixão por veleiros. Ele tem dois meio-irmãos, Hércules (João Vitor Silva/Danilo Granghéia) e Vitória (Sophia Abrahão/Camila Morgado).
Pedro conhece Helô num momento difícil da vida dela quando sua mãe estava prestes a morrer e sua família em péssima situação financeira. O pai de Helô vai preso, depois de tentar invadir a tecelagem de Fausto Leitão e acaba morrendo numa rebelião. Helô passa a nutrir um grande ódio contra os Leitão, exceto por Pedro a quem ama com paixão.
O amor entre os dois é verdadeiro, forte e ameaçador. Para Mág é um risco ver seu enteado tão próximo de alguém cujo desejo é destruir sua família. Por isso, ela resolve pôr um fim neste relacionamento e promete acabar com o sentimento que une Pedro e Helô. E não sossega enquanto não consegue.
O rompimento com Helô e a sordidez política que sua família representa afastam Pedro de São Dimas e o faz viver por muitos anos num veleiro fora do Brasil.
Vinte anos depois, Pedro retorna para São Dimas especialmente para a festa de aniversário de seu pai e encontra Helô muito mudada, casada com Tião Bezerra (Thiago Martins/José Mayer) e mãe de Edu (Matheus Fagundes) e Letícia (Isabella Santoni).