A Bíblia nos diz que um dia cada um de nós se apresentará diante de Deus e prestará contas de seus atos. Cada ser consciente, que sabe de si, vai ser julgado, se apresentará diante de Deus. Vai ser o dia mais fantástico de todos porque não será um mero acerto matemático de contas, mas a justiça de Deus vai pesar, vai levar em consideração tudo o que compôs a nossa vida, a nossa existência. Será pesada na balança do Eterno toda a nossa história, todas as chances recebidas, as advertências, as correções, as oportunidades abertas… O juízo de Deus é tão perfeito, tão justo, tão cristalino, tão amplo, tão profundo, tão detalhado, que desse dia até o ímpio sairá satisfeito. Esse dia vai chegar! Será o Dia do grande encontro para prestação de contas. 

Tem gente que acha que está muito bem com Deus e pensa “eu cumpro os mandamentos”! Eu diria que não sou assim. Por exemplo, um dos mandamentos diz “não terás outros deuses diante de mim”, mas têm certos dias, certas horas, certas situações que algumas coisas se tornam tão importantes para mim que acabo deixando Deus em segundo plano. Todos nós corremos esse risco! Outro preceito diz “não matarás”, mas, honestamente, quantas vezes, ainda que por um breve momento, não desejamos a morte de alguém? E quanto ao dia do Senhor, realmente o guardamos para o santificar? O eterno ordena “não dirás falso testemunho”, mas quantos boatos passamos adiante e acabamos prejudicando a imagem de outra pessoa? E por aí vai… Chegamos à conclusão que ninguém é bom o suficiente para entrar no céu de Deus! A Bíblia diz que aquele que quer ser julgado pela lei, deve obedecê-la toda! E ninguém é capaz disso! Em Romanos 3.23 está escrito que todos pecaram.
O dia do juízo vai chegar e é quando todos irão perceber que estão em falta. Por isso deve-se preparar para esta hora. Deixar de ser tolo. E a única maneira de se preparar não é apenas dizer que pertence à denominação religiosa A ou B, mas reconhecer-se pecador, arrepender-se de seus pecados e entregar a sua vida a Jesus para que a entrada no céu de Deus e pai eterno se torne possível.
O Senhor diz que você pode passar de um encontro de contas para a vida na graça. Para nós a salvação é de graça porque o preço foi pago na cruz! Na verdade nunca teremos nada para oferecer a Deus. Muitos pensando assim não oferecem nada, mas a lógica que Jesus ensina é o contrário, quem não tem o que dar, dê tudo o que tem. Entregue tua vida totalmente ao Senhor Jesus Cristo e você passará a ser um cidadão do céu!

*pastor e missionário presbiteriano.