A crise causada pela pandemia da COVID-19 está afetando diretamente a vida de todos. A quarentena imposta pelo Governo do Estado de São Paulo teve início ontem. A maioria das cidades de Dracena e região já estão com comércios fechados por conta dos decretos municipais.

Mas e as pessoas mais necessitadas, como estão vivendo em meio à pandemia? Uma casa de apoio a moradores de rua e famílias carentes de Dracena está parada. A Casa da Mãe, instituição vinculada a um grupo espírita da cidade suspendeu suas atividades.

Alcides Paulo Cordeiro é voluntário da Casa há 15 anos. Atualmente, Cordeiro é presidente do grupo que conta com cerca de dez voluntários.

A Casa da Mãe suspendeu suas atividades após decreto municipal da última semana. “Fechamos todo atendimento da Casa. É uma dor muito grande, mas decidimos fechar como medida de prevenção”, disse Cordeiro.

Além de atividades religiosas, a instituição oferece almoço para cerca de 40 pessoas todos os dias. “Funcionamos oferecendo uma refeição no almoço domingo a domingo”, ressaltou dizendo que não importa o dia que seja.

Segundo Cordeiro, a Casa da Mãe está pronta para voltar a qualquer momento. “Estamos prontos e disposto a receber ajuda neste momento. Paramos para prevenir e zelar pela saúde das pessoas que recebem a refeição e nossos voluntários. Ficaria difícil continuar já que o serviço causa certa aglomeração”, disse ele.

De acordo com Cordeiro, ele aguarda um posicionamento do município. “Caso a Prefeitura nos procure, sei que eles irão abraçar nossa causa”, completou.

Em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, fomos informados que eles desconheciam a pausa das atividades da Casa da Mãe. Além disso foi ressaltado que por se tratar de uma instituição não governamental, a Prefeitura não pode interferir nas decisões.

Foi ressaltado pela assessoria de imprensa que quanto ao Albergue Municipal segue funcionando normalmente, se adequando as novas determinações de saúde. Além disso, a Secretaria de Assistência Social segue aberta para que, em virtude de alguma necessidade, pessoas procurem ajuda.