Hoje, 2 de novembro, dia de finados, o cemitério municipal de Dracena, funcionará das 6h às 18h. Amanhã, 3, e no domingo, 4, o expediente será das 7h às 17h30, conforme informou a assessoria de comunicação da Prefeitura.

A expectativa é de que sete a oito mil pessoas passem pelo campo santo, ainda segundo a Prefeitura. Já no sábado e domingo, a estimativa é de cerca de nove mil visitantes, aproximando-se de um público total que pode chegar a quase 20 mil pessoas.

Na capela do cemitério serão realizadas duas celebrações no feriado: uma às 7h e a outra às 9h.

Familiares visitaram túmulos de entes queridos (Lucas Mello/Portal Regional)

 

Deficientes físicos terão um acesso exclusivo no portão que fica à direita da entrada principal. Esse acesso fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca bem no ponto onde “acaba” a rua Miguel dos Nascimento.  Será permitida até mesmo a entrada de veículos, porém é preciso que o cidadão apresente algum documento que comprove sua deficiência – pode ser o cartão de colocar no veículo.

Local onde está sepultado o corpo do frei Moacir Chinelatto, fundador da Pousada Samaritano é um dos pontos mais visitados (Lucas Mello/Portal Regional)

A Vigilância Epidemiológica orienta os visitantes que levarem vasos de plantas e flores, para retirar as embalagens e descartar no lixo, como todos os materiais que não forem utilizados. Se as plantas tiverem pratinho, a recomendação é colocar areia até a borda, porque se chover, esses materiais podem encher de água e tornam-se criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e febre amarela.

Na segunda-feira, 5, os agentes de controle de vetores irão até o cemitério para fazer a retirada dos materiais deixados nos locais e também furar os pratinhos de plantas para escorrer água.

A assessoria de imprensa da Prefeitura ressaltou que a Vigilância ainda realiza visitas quinzenais ao cemitério, além das ações em datas comemorativas como os dias das Mães, dos Pais e Finados.