O forte cheiro de fumaça principalmente no começo das noites tem gerado reclamações de moradores do Jardim das Palmeiras IV, em Dracena. A situação foi registrada no começo desta semana e incomodou muitos que sentiram o forte odor de fumaça oriundo de alguma queimada de origem desconhecida.

Um morador do Jardim das Palmeiras IV relatou ao JR que o problema está ocorrendo todos os dias, sempre a partir das 19 horas. Afirmou que a situação está insuportável, principalmente porque o tempo está muito seco.

A reportagem entrou em contato com o escritório da Cetesb em Dracena e falou por telefone com o gerente  Érico Cristiano Vidal. Ele disse que também sentiu nesta semana, o cheiro forte de fumaça, parecido com fogo em mato que pode ter ocorrido em algum terreno baldio.

O gerente explicou que a Cetesb não recebeu nenhuma reclamação sobre queimada de canavial ou industrial que ensejasse diligência para averiguação.  Érico explicou que a Cetesb faz diligência de averiguação somente sob denúncia e o ideal é que tenha a identificação do local.

A reportagem ainda ouviu a Polícia Militar Ambiental que informou não ter recebido nenhuma denúncia de algum fogo em área rural, como de pastagem ou plantação de cana-de-açúcar e que o cheiro pode ter sido após queimada de folhas em algum sítio. Segundo o policial que atendeu a ligação, o ideal é que a pessoa ao denunciar queimada rural em grandes proporções indique o local de origem. Ressaltou ainda que a Polícia Ambiental em caso de fogo em pastagem ou em plantação de cana faz a averiguação para ver se há ou não alguma infração ambiental.

SERVIÇO: O telefone da Polícia Ambiental é (18) 3821-8390.