No começo da semana, a administração municipal tomou uma providência que já se fazia necessária, há muito tempo. Demitiu 21 servidores que ocupavam cargos de confiança e em comissão. Embora nem precisasse justificar, o executivo explicou que a medida objetivava conter os gastos, a fim de enfrentar a crise que assola as comunidades do país. O pacote completou-se com a exoneração de 60 servidores temporários.

Gigantesco cabide de empregos
A nomeação de funcionários de confiança (ou comissionados) é uma verdadeira praga que se infiltrou nas administrações federal, estaduais e municipais, há décadas. Foi a maneira mais fácil que os eleitos encontraram para recompensar os apoios recebidos, ao longo da campanha eleitoral. Os premiados, a maioria sem qualquer qualificação, ocupam vagas de pessoal especializado e nada oferecem em favor da comunidade.

Toma lá, dá cá
A troca de cadeiras na atual administração da companheira Dilma é uma prova evidente do pagamento de favores. Existem em Brasília autênticos gênios. O deputado Aldo Rebelo (PC do B), num curto espaço de tempo, já foi ministro dos Esportes e de Ciência e Tecnologia, comandando agora a Defesa. Aloizio Mercadante começou no ministério da Educação, galgou a Casa Civil e, bombardeado por Lula, retornou à primeira pasta.

Educação e cultura empobrecidas
Após 86 anos muito bem vividos, a professora Esmeralda Maria Lins deixou-nos completamente órfãos. Por seu trabalho no magistério, no esporte e na cultura, ela entra para a história desta jovem cidade. E que executivo e legislativo não a homenageiem simplesmente, nomeando uma rua, uma praça ou mesmo uma escola. O legado que ela deixa transcende um simples reconhecimento.

Momentos brilhantes
Convivemos com Esmeralda por 40 anos, pelo menos. Nesse longo período, ela fugiu da mesmice, nas aulas de educação física. E colocou à disposição do município toda sua criatividade nas coreografias, por ocasião de competições esportivas. Guardamos em fotos, o soberbo espetáculo que produziu no estádio Írio Spinardi, por ocasião da abertura dos Jogos Regionais de 1981. Festa só ofuscada pela presença do mafioso José Maria Marin que, na época, representou o governador nomeado Paulo Maluf.

Os extremos
De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta cidade ganhou mais 254 habitantes em um ano, e totaliza 45.600. Por outro lado, São João do Pau d’Alho tem 2.145 e Nova Guataporanga, 2.274. Na 10ª região administrativa a que se subordina a Nova Alta Paulista, Presidente Prudente possui 220.549 moradores e a aprazível Flora Rica registra apenas 1.666.

Foi só jogar a isca
Há dias, este espaço noticiou que, no país, existe mais pescador que peixe. Por isso, a Polícia Federal montou a operação Enredados. Existe a suspeita de que pessoal ligado à petista Ideli Salvatti, ministra da Pesca entre janeiro e junho de 2011, tenha participado do esquema. A turma teria vendido licenças, ilegalmente. A chefe do gabinete da pasta já recebeu o aviso prévio. E vem mais por aí.