A secretária municipal de Saúde e Higiene Pública de Dracena, Lígia Sinatura, foi convidada para participar de uma videoconferência, promovida pela Secretaria do Estado de Saúde, para apresentar as ações do município sobre o enfrentamento da transmissão de dengue neste ano. Dracena tornou-se referência por ser um município que se preparou de acordo com o Plano de Contingência Arboviroses.

Arboviroses são doenças transmitidas por insetos e incluem Zika vírus e dengue. O objetivo geral do Plano de Contingência é reduzir o impacto das epidemias na população, particularmente na redução da morbidade e mortalidade por estas doenças.

“A capacidade de responder às situações que representam risco para a saúde pública tem sido o nosso foco, buscando estratégias para tornar as ações desenvolvidas pelos serviços mais efetivas nesse cenário”, destacou a secretária Lígia, que é enfermeira e tem ampla experiência em administração na área de saúde pública. “Dentre as preocupações estão o período de sazonalidade da dengue e de outras arboviroses, além do sempre presente risco de ocorrência de epidemias nesses períodos”, complementou.

Também estavam presentes com a secretária de Saúde de Dracena na apresentação o diretor do DRS, dr. Jorge Ceravolo; a diretora da Sucen, Ivete Rocha; Marisa Romão, diretora do Instituto Adolfo Lutz, laboratório de análises credenciado como Laboratório Nacional em Saúde Pública e Laboratório de Referência Macroregional pelo Ministério da Saúde; e Maria Luiza Braga, articuladora da atenção básica do DRS.