Funcionários da Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina participaram no último dia 9, em Tupã, de uma capacitação de agentes cooperadores organizado pela Sutaco – Superintendência de Comunidade do Trabalho, que tem como finalidade integrar a mão-de-obra marginalizada ao mercado produtivo.
No mesmo final de semana aconteceram vários cursos, palestras e workshops, com temáticas diferenciadas para cada público, como o artesanato indígena, artesanato com as folhas de bananeiras e novas técnicas de entrelaçamento com fibras.
De acordo com a bibliotecária Jurema Citeli e o servidor Marcos Rodolfo, que participaram da capacitação, além de esclarecimento sobre o preenchimento das fichas de cooperação, o curso explicou sobre a nova plataforma na internet com informações sobre a Sutaco, uma loja virtual e também um grupo com informações aos artesãos do Estado cadastrados no órgão.
SERVIÇO – Em Adamantina, quem quiser se cooperar à Sutaco deve se dirigir até a Biblioteca Municipal, que fica na avenida Adhemar de Barros, 200, anexo à Praça Élio Micheloni. Mais informações pelo telefone 3522-4299.
SUTACO – O Decreto-Lei nº 256, de 29 de maio de 1970, criou a Superintendência de Comunidade do Trabalho, com a finalidade de integrar a mão-de-obra marginalizada ao mercado produtivo. Em 1972, o Governo do Estado de São Paulo, preocupado em desenvolver e preservar o rico artesanato paulista, alterou a denominação para Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades – Sutaco.
A Sutaco é uma autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação – SDECTI com a responsabilidade de oferecer oportunidades de geração de renda aos artesãos e promover o desenvolvimento local de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável.
A autarquia também resgata as formas tradicionais de expressão do povo paulista, o “saber fazer” de pessoas e comunidades das mais diversas características, e acompanha as tendências atuais da produção artesanal.
A Sutaco é a coordenadora do PAB – Programa do Artesanato Brasileiro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio no estado de São Paulo.