De hoje, 1° de maio até o final do mês, dia 31, acontece a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado de São Paulo. Neste ano apresenta a novidade com dose reduzida, conforme a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária. A imunização abrange todo o rebanho de bovinos e bubalinos.

O Ministério da Agricultura atendeu a uma solicitação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e vai disponibilizar a nova vacina contra febre aftosa, em dose reduzida de 5 ml para 2 ml, nesta primeira etapa de imunização, que abrange todo o rebanho.

Em Dracena, o médico veterinário e assistente agropecuário Marcelo Kenji Yoshida, do Escritório de Defesa Agropecuária explicou que num primeiro momento, a vacinação deve ser realizada com a aquisição das vacinas em lojas cadastradas.

Ainda conforme o veterinário estima-se que na regional de Dracena – que corresponde a 16 municípios – existam em torno de 4.141 produtores com 345.105 animais.

A declaração de vacina deve ser feita até o dia 7 de junho em formulário próprio nas unidades de Defesa Agropecuária mais próxima ou pela internet no site do GEDAVE (Gestão de Defesa Animal e Vegetal). A multa para quem deixar de aplicar a vacina é de R$ 132,65 por cabeça e 79,59 por deixar de declarar a vacina.

SERVIÇO – A orientação é que os produtores rurais verifiquem os horários de atendimento ao público de cada unidade no telefone (18) 3822-3651. A consulta pode ser feita também no site: gedave.defesaagropecuaria.sp.gov.br