O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com vagas abertas para os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidas pelo programa Meu Emprego – Trabalho Inclusivo em todo Estado.  Com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o programa oferece 39 cursos em áreas como Assistente de Administrativo, Auxiliar de Programação de Computador, Assistente de RH, Locução para Rádio e TV – Básico, Técnicas de vendas, entre outros. A carga horária é de 60 e 100 horas.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site www.trabalhoinclusivo.sp.gov.br. Com previsão de início na segunda semana de novembro, as aulas das próximas turmas serão realizadas nas Etecs, Fatecs e Escolas Estaduais.

17 mil vagas em todo Estado

Neste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Centro Paula Souza, está oferecendo 17 mil vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos para a pessoa com deficiência em todo Estado. O Meu Emprego – Trabalho Inclusivo também prevê incluir 60 mil pessoas no mercado de trabalho até 2022.

Além de qualificação, a iniciativa possibilita mapeamento do perfil e habilidades funcionais, identificação de oportunidades de trabalho, compatibilização de vagas e laudo médico.

O programa também apoia os empregadores na busca ativa na captação de candidatos com deficiência, apoio na definição das vagas de trabalho, encaminhamento de candidatos, orientação para análise de funções, palestras de sensibilização e apoio (por meio da metodologia do emprego apoiado) ao processo de inclusão profissional.

Todos os serviços estão disponíveis nos Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEI), para quem reside na Cidade e Região Metropolitana de São Paulo. Já os interessados que moram em outros municípios, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) oferece o atendimento. As informações também podem ser consultadas pelo site www.trabalhoinclusivo.sp.gov.br (Com informações/Assessoria de Imprensa Secretaria de Desenvolvimento Econômico)