Emílio Coelho Augusto deixou sua casa muito cedo em busca de um sonho: conquistar a sua independência financeira e o seu espaço no mercado de trabalho. Foi professor, diretor e coordenador em Sumaré e Americana durante anos e neste tempo conquistou o respeito e o carinho de todos que cruzaram o seu caminho. Lutou muito. Venceu os obstáculos e atingiu suas metas. Em 2010, foi convidado pelo ex-prefeito de Sumaré, José Antônio Bacchim para comandar uma das mais importantes pastas de um município, que é a Secretaria Municipal de Educação.
Em 2012, passou a coordenar o 7º Fórum Internacional de Educação da Região Metropolitana de Campinas. Atualmente, era diretor escolar na rede municipal de ensino de Sumaré, e coordenador pedagógico do Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) São Jerônimo de Americana. Enfim, Emílio conquistou o seu espaço e também a simpatia dos profissionais e amigos que fizeram parte de sua vida durante todos esses anos.
Mesmo estando longe, prezava a família e os amigos. Sempre otimista, cheio de vida e de planos, inteligente, extrovertido, amigo de todas as horas, tio, irmão, cunhado, filho, chefe de cozinha e um ótimo conselheiro. O quinto filho. Um verdadeiro exemplo que só trouxe orgulho, motivação e satisfação para a nossa família.
Nas datas comemorativas deixava o seu lar em Nova Odessa para festejar conosco. Era só ele chegar e pronto! A família estava reunida. Era admirado pela sua bondade, honestidade e sinceridade. Com ele não tinha tempo ruim, estava sempre de bom humor e de bem com a vida com aquele sorriso cativante estampado no rosto e nunca se abalava com os pequenos problemas. Para ele, cada problema tinha uma solução.
Sem sombra de dúvida, o céu está em festa por ter recebido mais uma estrela que promete brilhar eternamente. Dele só nos restaram lembranças boas e inesquecíveis. Tio Emílio, fica com Deus! Nós te amamos!
*morador de Nova Guataporanga e sobrinho de Emílio Coelho Augusto