Os irmãos Maria Iolanda e Marco Antônio Feitosa trouxeram para a Escola Estadual Prof.ª Idene Rodrigues dos Santos, duas medalhas: uma de ouro e outra de prata que correspondem ao desempenho na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas).

Iolanda, já veterana da competição quer mais: ”Um desafio, cada ano quero me superar mais, me motivar a estudar ainda mais”. Feitosa, não mediu esforços para obter o resultado. ”Fora do horário escolar eu estudo de quatro a cinco horas por dia, seis vezes na semana”.

Feitosa ingressou no curso de ”Matemática Aplicada a Economia” na USP (Universidade de São Paulo) sem o vestibular, somente com o resultado da olimpíada. “Eu decidi minha carreira pelos dois cursos que eu fiz a partir do resultado da OBMEP”, concluiu Feitosa.

Mara Ruiz, atual coordenadora da instituição contou: ”Não é só ganhar uma medalha de ouro ou de prata, a olimpíada hoje tem um novo ponto: levar os alunos para a faculdade e incentivá-los a fazer cursos de especialização”.

Ruiz, que atua na área de educação há mais de 20 anos ressalta: “Alguns desacreditam da escola pública e a gente vê que ela tem muitos casos de sucesso, é importante acreditar no ensino público de qualidade, e nós trabalhamos para isso”.

Cristiane Mataruco Duartes Rittes, diretora da escola, enfatiza: ‘’Eu acredito que cada aluno tem o seu potencial, se não for matemática será em outras áreas como esporte, leitura, química, etc. O importante é que participem de tudo que gostem”. (Com a colaboração da estudante de Jornalismo Graziela Fernanda Ramos Moitinho/ Especial para o Jornal e Portal Regional).