Ontem, o prefeito José Antonio Pedretti (PSDB) recebeu alunos das escolas Julieta Guedes de Mendonça e Isac Pereira Garcez que foram pedir apoio para que a secretaria estadual da Educação não perpetre alterações que serão altamente danosas para o ensino local. Fazendo parte de sua desastrosa intervenção, o governo tucano pretende que o Julieta funcione apenas com o ensino fundamental (6ª a 8ª séries), enquanto o Isac só ofereceria o ensino médio. Pedretti prometeu interceder para que ideia tão absurda não se verifique.

Convocação urgente
Durante a semana, o deputado estadual Ed Thomas (PSB) e o presidente da câmara local, vereador Francisco Rossi (PR) ganharam espaço privilegiado no horário eleitoral gratuito da televisão. Seria interessante que os alunos do Julieta e do Isac os procurassem para solicitar apoio contra as barbaridades que a secretaria estadual da Educação projeta para o ensino da terra. Não se esquecendo de acionar os parlamentares Reinaldo Alguz (PV) e Mauro Bragato (PSDB) que faturam centenas e centenas de votos por aqui, há muitos anos.

O prazo é curto
O prefeito e os parlamentares regionais precisam ser ágeis, para impedir as transformações. As 91 Diretorias Regionais de Ensino têm até o próximo dia 23 para apresentar à secretaria estadual da Educação a lista de escolas que passarão pelo processo de reorganização, ou seja, que podem apresentar mudanças de ciclos ou até mesmo ser fechadas. A decisão final será anunciada dia 14 de novembro, o chamado Dia E.

Situação quase trágica
Cidadão que percorre as comunidades da microrregião, em função de suas atividades profissionais, está quase jogando a toalha. Diz se assustar com o estado caótico das vias públicas de Dracena e de Tupi Paulista, totalmente tomadas pelos buracos. Também lamenta a situação em que se encontram os municípios de Pauliceia e Panorama, assolados por vendavais que provocaram vultosos prejuízos, inclusive levando o prefeito do segundo a pedir licença do cargo. E alinhava: “Para culminar, vem o governador Alckmin com propostas de fechar escolas e penalizar, ainda mais, o setor da saúde pública”.

Exercício da paciência
Desde ontem à tarde, aumentou o movimento de veículos nas rodovias do estado, fruto do fim de semana prolongado pelo feriado da Padroeira. De acordo com a meteorologia, de hoje até segunda-feira vai chover diariamente, prevendo-se um acumulado de 68 milímetros. Razão mais que suficiente para que os motoristas adotem todas as medidas necessárias a fim de evitar acidentes na precária malha viária da região.

Um pouco de otimismo
Através de parceria com empresas conveniadas, o sindicato dos servidores municipais vai sortear, no final de dezembro, três televisores a seus associados. Para concorrer, os sindicalizados precisam estar em dia com as mensalidades e efetuar compras nos estabelecimentos comerciais que aderiram à campanha.

A bênção, mestre!
Ontem, o cantor, compositor e pianista Taiguara completaria 70 anos. Um dos ícones da música popular brasileira, durante a ditadura militar, nunca se vergou ao poder dominante o que lhe rendeu prisões, torturas e composições censuradas. Vitimado pelo câncer que o matou em 1996, produziu as músicas antológicas como ‘Universo no seu corpo’ e ‘Hoje’.