A acne é velha conhecida de todos nós. Por ser algo bastante comum, quase ninguém se lembra que acne é uma doença da pele e, mais, é uma doença de predisposição genética, ou seja, se você vem de uma família de “acneicos”, fatalmente vai sofrer com isso também.

A acne é mais comum na fase da adolescência por causa da dança dos hormônios, deve ser tratada de maneira adequada e depois desta fase tende a desaparecer, mas isso não é regra; existem pessoas que têm acne durante toda a vida. É a chamada acne da fase adulta.

Falando um pouquinho do tratamento contra os cravos e as espinhas, a regra número um é jamais espremê-los, cada espinha aloja bactérias (são elas que causam a inflamação) e quando espremidas as tais bactérias ficam alojadas nas unhas e assim espalhadas para outras áreas do rosto ainda não infectadas. Está feito o estrago!

O ideal é procurar um dermatologista para indicar o medicamento e o procedimento correto.
Quando se fala de acne na fase adulta, quase sempre as mais atingidas são as mulheres, tanto pode aparecer de repente como pode persistir da fase juvenil. Os motivos são as disfunções hormonais, problemas nos ovários, problemas nas glândulas supra-renais e ainda um aumento da sensibilidade da pele aos hormônios androgênicos, ou melhor hormônios masculinos.

As lesões geralmente aparecem na região do pescoço, queixo e mandíbulas, apresentando pequenos nódulos vermelhos, sem muita inflamação, mas muito, muito doloridos. O pior de tudo é que, mesmo sendo uma consequência de problemas hormonais, os resultados dos exames laboratoriais específicos apresentam resultados com os níveis normais, daí é que decorre a experiência e capacidade do dermatologista para prescrever o tratamento adequado. Sempre sob prescrição médica, alguns contraceptivos podem dar excelentes resultados sobre a pele.

Outro grande aliado são os tratamentos tópicos, como os peelings superficiais, por exemplo; este tipo de procedimento feito geralmente por esteticistas limpam a pele das inflamações e facilitam a ação de substâncias secativas. Em alguns casos, é preciso mudar a composição dos cosméticos usados para a hidratação da pele e até mesmo dos produtos específicos a fim de combater o excesso de oleosidade da pele. Tudo isso sem jamais negligenciar o uso de protetor solar.

Os casos mais graves são tratados com isotretinoína, tanto por via oral como uso tópico. A substância é um derivado da Vitamina A, mas deve ser usada somente com acompanhamento médico pois a ingestão causa alguns efeitos colaterais embora seja muito eficaz para a pele.

Os derivados de ácido retinóico ou ácido salicilico também costumam dar bons resultados.
Se for esse o seu caso, não confie nas receitas milagrosas, procure logo o auxílio de um dermatologista e tenha paciência, pois a acne não desaparece da noite para o dia.