A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica (VE) dará início a partir da próxima semana ao 1º Mutirão de Limpeza de 2019. O trabalho será realizado de segunda-feira, 21, até a quarta-feira, dia 30 deste mês, com equipes percorrendo todos os bairros do município, incluindo o Iandara e os distritos de Jaciporã, Jamaica.

Aline Andrade, chefe de Informação, Educação e Comunicação da VE alerta a população para os cuidados que se deve ter com relação ao mosquito Aedes aegypti. Ressalta que os agentes de controle de vetores têm encontrado muitos recipientes com água parada e com larvas do mosquito, preocupando e muito as autoridades de saúde.

“Com o período de pancadas de chuva a incidência aumenta e os casos de doenças como a dengue avançam. Ao sentir algum sintoma, como febre, dores no corpo, dores de cabeça, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde para a realização do exame de dengue, a Vigilância notificar o caso e realizar os trabalhos (bloqueio, nebulização)”, explica.

Em Dracena neste ano, a VE registrou cinco casos de dengue, tanto autóctone quanto importado. Durante todo o ano que passou na cidade foram cinco casos de pessoas infectadas com a dengue.

O mutirão visa à erradicação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

Durante os dias do mutirão é a oportunidade de o morador colocar na calçada para o recolhimento todo e qualquer material que possa acumular água e se tornar um possível criadouro do mosquito. Aline informa que serão entregues em todos os imóveis, folhetos informativos com a data de um dia antes onde o caminhão irá passar, para que não corra o risco dos materiais serem colocados depois.

CONFIRA O CRONOGRAMA DO MUTIRÃO 

DIA 21 – (Segunda-feira) – Setor 1  Bairros: Tonico André, Distrito Industrial, Distrito Comercial, Parque Dracena,  Jardim das  Nações, Jardim Campo Belo I e II,  Residencial São Cristóvão e partes do Metrópole.

DIA 22 – (Terça-feira) – Setor 2 Bairros: Partes do Metrópole, partes do Centro, Jardim das Palmeiras I, II, III e  IV, Jardim Europa, Jardim América, Frei Moacir III, Vila Romana e Jardim Vera Cruz.

DIA 23 – (Quarta-feira) – Setor 3  Bairros: Jardim Jussara, Jardim Kennedy, Jardim Bortolatto I, II  e III, Vila Itália I, II e II e Jardim Éden.

DIA 24 – (Quinta-feira ) – Setor 4 Bairros: São Francisco, Vila Lucélia, partes

do Centro e Condomínio Eldorado.

DIA 25 – (Sexta-feira) – Setor 5 Bairros: C. H. Virgílio Fioravante, Jardim Village,  Jardim dos Pássaros, Portal dos Girassóis, Jardim  Brasilândia, Vila Isabel, Jardim Primavera, Jardim Cristina, C.H. João Vendramini, C.H. Domingos Marques Caldeira, C.H. Waldir B. de Souza, Parque do Bosque, Portal dos Girassóis, C.H. Paulo Vendramin I e II, Nossa Senhora Aparecida, Residencial Santa Mônica, Residencial Atlantis, Residencial Florência, Residencial Santa Luzia e Bairro Iandara.

DIA 28 – (Segunda-feira) – Setor 6 Bairros: Vila Barros, Jardim Alvorada, Emílio Zanatta, Vila Correia e Parque São Carlos.

DIA 29 – (Terça-feira) – Setor 7 Bairros: Jardim Santa Clara, Jardim Bela Vista , Residencial Sol Nascente I e II e Residencial Green Ville.

DIA 30 (Quarta-feira) – Setor 8 Bairros: Vitória Régia, Frei Moacir I e II, Residencial Pitangueiras,  Distritos de Jaciporã e Jamaica.