Foi realizada na manhã desta sexta-feira (15), a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, em Dracena. O evento, organizado pelo Conselho Municipal do Idoso, com o apoio da Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria de Assistência Social, aconteceu na AABB.

Diante dos desafios do crescente envelhecimento da população brasileira no século XXI, são objetivos da Conferência congregar representações de todo o país para, além de avaliar a efetividade das ações em execução, discutir e propor medidas que garantam os direitos fundamentais da pessoa idosa como saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, educação, cultura, esporte e lazer.

Compuseram a mesa de autoridades, a Secretária Municipal de Assistência Social, Dayana Ferrari; a Presidente do Conselho do Idoso, Zeny de Assis Beneti; representando a OAB, a Secretária Geral Ana Paula Coser; representando os idosos, a senhora Rosália Maria de Oliveira Vicente; o presidente da Câmara de Vereadores, Milton Polon; e o prefeito Juliano Brito Bertolini.

Na oportunidade, o prefeito Juliano fez uma apresentação aos presentes sobre as ações institucionais da Prefeitura voltada aos idosos do município, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Higiene Pública, Educação, Cultura e Turismo e Esportes, Lazer e Juventude. Além das parcerias como, por exemplo, a Fundec.

“As políticas públicas promovidas devem assegurar os direitos fundamentais da pessoa idosa, garantindo um envelhecimento digno, sem qualquer forma de discriminação, de violência e de violação dos direitos humanos e medidas para o fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa na efetivação dos direitos fundamentais, das políticas públicas e do seu controle”, pontuou Bertolini.

O evento ainda contou com apresentações de danças do Grupo As Fofoqueiras, leitura do regimento interno da Conferência com a aprovação dos presentes, palestra de exposição temática do evento, coffee break e plenária final com apresentação dos grupos e aprovação das propostas.

Esta última etapa ainda teve a eleição dos delegados para a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, quando a senhora Maria Aparecida dos Santos, que é usuária do Cras, foi eleita delegada e irá representar Dracena nos eventos a nível estadual e federal.

Os organizadores agradecem o apoio dos patrocinadores Farmais, Unimed, Banco do Brasil, Curso de Técnico de Enfermagem da Etec Carmelina Barbosa, Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Cultura, Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) e o Grupo de Dança As Fofoqueiras.