A partir da segunda quinzena deste mês, o município de Presidente Prudente receberá 7 câmeras inteligentes e de alta definição para testes de monitoramento com vídeo analítico. A iniciativa é do governo de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob) em parceria com a empresa multinacional Genetec, através do representante Vences, que realizou a doação do software e dos equipamentos para a central de monitoramento.

A implantação do projeto em Presidente Prudente se dá após visita técnica do prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho, juntamente com os secretários Luiz Abel Gomes Brondi (Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação) e Adalto Lúcio Cardoso (Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) na sede da empresa multinacional Genetec, localizada na capital paulista, momento em que conseguiram sem custo mais um recurso tecnológico e inovador para o município.

“Esse recurso é mais uma forma de atribuir segurança para a população de Presidente Prudente por meio da tecnologia e da inovação e o melhor de tudo, é que teremos essas novas funcionalidades sem investir recursos públicos”, explica o prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho.

Segundo o secretário da Semob de Presidente Prudente, 7 câmeras iniciais para testes serão instaladas em pontos estratégicos onde há maior concentração e fluxo de pessoas no município.

SEGURANÇA REFORÇADA

Estima-se que a redução de infrações nos locais onde há monitoramento e compartilhamento das imagens em tempo real através do projeto Luz Azul com o Projeto Detecta seja de até 25%. Este é o mesmo sistema utilizado no monitoramento de grandes cidades, como Nova Iorque, São Paulo, Guararema, Cubatão e São Carlos. Iniciativas privadas poderão compartilhar suas imagens de residências, lojas e estabelecimentos com câmeras compatíveis com a tecnologia para compor o banco de dados. (Com informações assessoria de imprensa/Prefeitura)