Faltando alguns dias para as festas de fim de ano como o Natal e ano novo, muitas famílias vêm se programando para as ceias e as tão sonhadas férias.

No espírito de solidariedade e amor da época, um ato que pode salvar vidas e ajudar ao próximo é a doação de sangue. Entretanto, anualmente, conforme a enfermeira do Banco de Sangue de Dracena, Maria Inês Cremon Miguel, nesta época é registrada queda de 20% no número de doadores, em virtude das festividades de fim de ano e pela maioria das pessoas estarem com viagens programadas.E isso, de certa forma, de acordo com a profissional da saúde, é preocupante para os pacientes que necessitam de bolsa de sangue.

Ainda de acordo com Maria Inês, até na semana passada, o Banco de Sangue necessitava dos tipos sanguíneos 0- e A+, mas atualmente, todos os tipos são bem-vindos para doações.

Ela ressalta a importância do ato em benefício ao próximo, uma vez que, o Banco de Sangue realiza cerca de 200 a 300 transfusões de sangue por mês, para pacientes que são atendidos nas unidades de saúde de Panorama, Tupi Paulista, Junqueirópolis e Dracena.

Cremon reforça o pedido de doações de sangue, que além de atender toda essa demanda, aunidade ajuda pacientes que fazem tratamento de quimioterapia em outras cidades da região.

A enfermeira informa que aquelas que se interessarem em realizar a doação de sangue, podem procurar o Banco de Sangue munido de documento com foto, estar bem de saúde e não ter ingerido bebida alcoólica.

 

SERVIÇO

O Banco de Sangue de Dracena está localizado ao lado da capela da Santa Casa, na rua São Paulo. O horário de atendimento é das 8h às 11h de segunda a quinta-feira, dias úteis.