A Comissão Especial Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), fiscalizador do Conselho Tutelar e responsável pela eleição do órgão, promoveu uma reunião com os candidatos a conselheiros tutelares, que teve ainda a participação do prefeito de Dracena, Juliano Brito Bertolini.

O intuito do encontro foi passar para os candidatos o que consta na Resolução 003/2019, feita pelo próprio CDMCA, sobre condutas vedadas para eleição, ou seja, uma orientação com todas as regras, com instruções do que pode e o que não pode na campanha, para que não haja nenhuma candidatura irregular.

No dia 15 de abril deste ano, o CMDCA abriu as inscrições para o processo seletivo de contratação de cinco conselheiros tutelares. A seleção conta com três etapas: prova escrita, entrevista psicossocial e sufrágio universal (eleição), que será realizado no dia 6 de outubro,  das 8h às 15h, na escola João Vendramini.

As duas primeiras etapas tiveram 18 pessoas aprovadas, mas uma acabou desistindo, então há 17 candidatos. As eleições foram criadas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Antigamente votava-se por instituições, mas, desde a última eleição, realizada em 2015, foi aberto para a população votar também.

CMDCA

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) ampara 11 entidades não governamentais de Dracena, e também dando suporte ao trabalho do Conselho Tutelar de nosso município.

O trabalho do CMDCA visa atender crianças e suas necessidades, sejam elas básicas ou especiais; fiscalizar e qualificar o atendimento prestado por órgãos governamentais e não governamentais no atendimento direto ou indiretamente as nossas crianças.

Como objetivo, criar um futuro com mais qualidade para as crianças do município, seja protegendo-a de uma negligencia ou melhorando as condições de aprendizagem a ela proporcionada.